A importância do Teste Funcional de Desempenho da Agilidade

O Teste Funcional de Desempenho da Agilidade para jogadores de polo aquático foi concebido e desenvolvido como resultado da minha tese de doutorado iniciada em 2011. A proposta de sua criação teve como ponto de partida a necessidade de um teste que avaliasse a rápida movimentação dos jogadores a partir de uma necessidade do jogo – neste caso o passe realizado por outro jogador. A maior parte dos testes na modalidade (situação comum também em outros esportes) avaliam um condição física ou técnica (por exemplo) sem levar em consideração as condições específicas de tomada de decisão do jogo.

A publicação deste novo artigo na Kinesiology (volume 48, n. 1, p. 124-131, 2016 – clique aqui) reforça a aceitação do teste pela comunidade científica. Mas lembre-se, um teste apenas mede uma condição de desempenho, nesse caso esportivo, geralmente por meio de números. A avaliação do resultado encontrado (destes números) depende do treinador e da comissão técnica, que julgará criteriosamente o desempenho obtido em curto, médio e longo prazo.

Até a próxima e bons treinos.

Prof. Guilherme Tucher (tucher@guilhermetucher.com.br)

 

Sugestão de leitura:

Tucher, G., Castro, F. A. S., Garrido, N. D., & Silva, A. J. R. M. (2014). The reliability of a functional agility test for water polo. Journal of Human Kinetics, 41, 181-190.

Tucher, G., Castro, F. A. S., Silva, A. J. R. M., & Garrido, N. D. (2015). The Functional Test for Agility Performance is a reliable quick decision-making test for skilled water polo players. Journal of Human Kinetics, 46(1), 157-165.

Tucher, G., Castro, F. A. S., Silva, A. J. R. M., & Garrido, N. D. (2016). Sensitivity and validity of a functional test for agility performance in water polo players. Kinesiology, 48(1), 124-131.

Sobre Guilherme Tucher

Guilherme Tucher
é Doutor em Ciências do Desporto (2015), Mestre em Ciência da Motricidade Humana (2008), Especialista em Esporte de Alto Rendimento (2014), em Natação e Atividades Aquáticas (2005) e em Treinamento Desportivo (2006), e Graduado em Educação Física (2003). Possui curso de aperfeiçoamento em Gestão, Direito e Marketing no Esporte (2013) e de Operação de Arenas Multiuso (2014). Possui ainda formação complementar na área de Estatística. Foi treinador de natação competitiva com atleta em campeonato estadual (RJ) e nacional. Atualmente é docente do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (Campus Rio Pomba).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

dezoito − dez =