Artigo Publicado

É com grande satisfação que informo que o artigo desenvolvido a partir da observação da Liga Nacional de Polo Aquático já está disponível na Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. O artigo pode ser obtido clicando aqui.

O estudo teve por objetivo relacionar a origem do arremesso e a ocorrência do gol em jogos da III Liga Nacional de Polo Aquático. Com esse propósito foram avaliadas nove equipes que disputaram os sete jogos da fase final da competição. Encontrou-se que a proporção de gols realizados pela região central da área de jogo foi maior do que aquela realizada pelas laterais. Isso pode dever-se a uma incapacidade técnico-tática da defesa se organizar e permitir maior proximidade dos atacantes. Este mesmo cenário parece não se repetir em jogos de maior qualidade técnico-tática.

Gostaria de agradecer ao meu orientador, prof. Dr. Flávio Castro e aos demais autores. Da mesma maneira, estender este agradecimento aos técnicos e atletas das equipes do Rio de Janeiro, que vem contribuindo com a realização deste e outros estudos. Ainda, na pessoa do prof. Ricardo Cabral, agradecer a CBDA a permissão para coleta dos dados.

Sobre Guilherme Tucher

Guilherme Tucher
é Doutor em Ciências do Desporto (2015), Mestre em Ciência da Motricidade Humana (2008), Especialista em Esporte de Alto Rendimento (2014), em Natação e Atividades Aquáticas (2005) e em Treinamento Desportivo (2006), e Graduado em Educação Física (2003). Possui curso de aperfeiçoamento em Gestão, Direito e Marketing no Esporte (2013) e de Operação de Arenas Multiuso (2014). Possui ainda formação complementar na área de Estatística. Foi treinador de natação competitiva com atleta em campeonato estadual (RJ) e nacional. Atualmente é docente do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (Campus Rio Pomba).

2 comentários

  1. Prof. Dr. Jairo Antônio da Paixao

    Prof. Gulherme Tucher, a informação relativa ao último artigo publicado de sua autoria não se encontra com o link ativado para acesso.
    Será um grande prazer o acesso.
    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

onze − 2 =