Motivação no Esporte

Chave do sucesso para aulas de qualquer modalidade esportiva, ou seja lá qual for a atividade – a motivação é um sentimento que professores, técnicos e outros tentam criar no seu público. Instituir e controlar essa fundamental peça não é tarefa fácil, pois depende de fatores extrínsecos e intrínsecos.

Motivação é um tópico constantemente estudado pela psicologia, porém educadores deveriam, também, interessar-se pela causa; pois por meio dela irão despertar em seus alunos o desejo para alcançarem seus objetivos.

Cada turma (de qualquer modalidade) tem suas características e peculiaridades que a tornam únicas, portanto devemos tratá-las de maneiras diferentes. Porém há algumas ações que podemos criar, como educadores, professores ou técnicos que dê ao grupo a sua própria identidade.

A criação da identidade de um grupo será um fator motivacional para os alunos. Eles se motivarão por participar de alguns ritos que podem ser causados pelo professor, ou até mesmo pelos próprios alunos, tornando a frequência nas aulas mais prazerosas.

Gostaria de contribuir com algumas sugestões para criar a identidade para os grupos:

1) Criação de um grito de guerra – os alunos devem ter a maior participação nesta tarefa. O professor pode fornecer algumas dicas, mas a criatividade maior deve partir dos alunos. Provoque que este grito de guerra tenha também gestos que todos devem realizar no momento do grito.

2) Elaboração de atividades desafiadoras – a vontade de vencer desafios está no sangue de aprendizes. Portanto, essa é uma ferramenta muito válida para a motivação através da identidade da turma. Elabora situações desafiadoras que possam ser enfrentadas por todos os alunos. Crie essa atividade e a torne padrão.  Que usará em quase todas as aulas; faça com que seus alunos aguardem pelo momento dessa atividade!

3) Forma de comunicação entre professor e aluno – o modo como a turma se comunica com o professor também é fator que irá ser fundamental para alavancar a motivação. O professor deverá estudar seu grupo e buscar a forma mais sensata e fácil para passar as informações. Dar “apelidos” para os exercícios é uma boa dica!

Enfim, causar motivação para a prática esportiva é importante, pois a motivação do corpo discente implicará sem dúvidas, na motivação daquele que está à frente das atividades; tornando assim o ambiente mais agradável e prazeroso para ambas as partes.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*