Neurociência aplicada à atividade física

Com mais de 30 artigos publicados em diversas revistas nacionais e internacionais, Calomeni abordou inicialmente sobre os termos mais básicos da neurociência, para que nós pudéssemos ficar contextualizados, e entender o resultado de alguns estudos que apresentou na parte final do curso.

A ênfase do curso foi a potencialização cerebral por estímulos fóticos e auditivos, que é utilizado como uma ferramenta de otimização da performance desportiva. Calomeni em um dos seus artigos científicos diz: “A potencialização cerebral por estímulos fóticos e auditivos pode ser uma forma alternativa de treinamento mental ou neurogênico a auxiliar na maximização da performance desportiva.”

Em uma explicação bem sucinta, o treinamento se baseia, de recepção de estímulos de luz e sons para reorganizar as ondas cerebrais. O aparelho utilizado é um transmissor com aspecto de óculos de sol e um fone. Esse equipamento reorganiza as ondas cerebrais e o passo seguinte seria induzir o cérebro trabalhar na melhor frequência para a atividade posterior que será realizada com o aprendiz/atleta/aluno.

Quando o objetivo é a aprendizagem (motora ou cognitiva), os estímulos são para que o cérebro trabalhe em “Alfa” – que é uma frequência onde o aprendiz/atleta/aluno está consciente, porém muito relaxado – deste modo, absorve melhor as informações que serão transmitidas pelo professor. Ainda existem, segundo alguns autores, outras frequências: Teta, Delta, Beta.

Os resultados dos artigos que foram apresentados, explicitam que estímulos fóticos e auditivos aliados ao treinamento específico da modalidade, colaboram para o melhor do desempenho desportivo.

Sugestão de leitura:

1. http://www.efdeportes.com/efd150/estimulacao-cortical-em-jogadores-de-basquetebol.htm

2. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=75117162005

3. http://www.efdeportes.com/efd164/processamento-mental-e-videogames.htm

4. http://www.fiepbulletin.net/index.php/fiepbulletin/article/view/1825

5. http://sciencepub.net/academia/aa0203/02_2252_Alessandro_aa0203_5_14.pdf

6. http://www.efdeportes.com/efd149/estimulacao-audiovisual-estresse-pre-competitivo.htm

7. http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2933021

8. http://www.perspectivasonline.com.br/revista/2008vol2n6/volume%202(6)%20artigo4.pdf

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*