Controle do treinamento esportivo

Como fazer o melhor controle do treinamento esportivo?

A partir das necessidades da modalidade (capacidades motoras, número de competições e calendário competitivo, por exemplo) e características do atleta (nível de desenvolvimento e experiência esportiva, por exemplo) são estabelecidas as necessidades do treinamento.

O exercício que se oferece ao atleta é a manifestação mensurável daquilo que considera-se adequado para a melhora do rendimento esportivo.

De uma maneira bem sucinta (pois sabe-se que o rendimento esportivo é multifatorial), se o exercício oferecido estiver adequado, as adaptações serão positivas e se traduzirão em um melhor rendimento nas competições.

 Apesar deste entendimento relativamente simples, o controle do exercício oferecido não segue o mesmo caminho.

São muitas variáveis envolvidas, além das exclusivamente fisiológicas, como costuma-se pensar.

De qualquer maneira, ao menos é necessário ter o controle do volume, intensidade e recuperação do exercício realizado.

É esse tripé que caracterizará a carga de treinamento e será manipulado com finalidade de se atingir as exigências de treino – elevando ou diminuindo a carga oferecida. Entretanto, esse controle não é tão fácil.

Alguns recursos

Dois recursos relativamente simples que tive acesso e ainda estou conhecendo (devido a possibilidade de funções) são os desenvolvidos pela Nike (Nike+) e Garmin.

Falarei das impressões que pude perceber e possibilidades de uso no controle do treino.

O Nike+ é um aplicativo que pode ser utilizado em vários recursos (relógio, iPod, iPhone e inclusive no Xbox 360). Conheço aquele utilizado no iPod.

Quando utilizado no iPhone ainda há a prerrogativa do GPS. Como recursos motivacionais ele apresenta frases de estímulo durante o exercício, classificação do desempenho, comparação com outras pessoas da mesma idade e a criação de uma rede de amigos que também praticam corrida.

Você pode acompanha-los e competir virtualmente. Ainda é possível classificar o local onde a corrida foi realizada (como esteira, asfalto ou terra, por exemplo), como você se sentiu após o treino e o calçado utilizado.

Tudo de uma maneira bem intuitiva. No site do Nike+, após cadastro, é possível visualizar todos os exercícios realizados (após envio pela pelo iPod) em tabelas e gráficos bem interessantes.

É nesse ponto que as informações podem ser utilizadas para treinamento. Após o treino é possível obter a percepção subjetiva do esforço, distância total, velocidade média e velocidade média por percurso de 1 km (que pode ser ajustado para mais ou menos).

Estas informações são passadas pela própria tela do iPod e com certa frequência no fone de ouvido (como a cada 1 km, por exemplo) durante a própria corrida.

Assim é possível acompanhar o rendimento em tempo real. Ao final, seus dados de treino podem ser comparados com o de treinos anteriores e servir para planejamentos futuros.

Com um recurso adicional ainda é possível ter o controle da frequência cardíaca. Veja exemplos nas imagens abaixo.

A Garmin

A Garmin é uma empresa de tecnologia americana, que desenvolve produtos de consumo baseados na tecnologia GPS.

Conheço o Garmin Edge 800 (vídeo), específico para utilização em bicicleta (há várias outras versões).

As informações são basicamente as mesmas citadas para o Nike+, inclusive com importação das informações de treino para o site da Garmin Connect.

É possível saber informações como distância, tempo percorrido, velocidade média, elevação, temperatura e condições climáticas.

Entretanto, devido ao recurso do GPS, informações como distância, tempo percorrido, velocidade e elevação estão disponíveis para cada parte do percurso total realizado.

Uma informação muito valiosa. O recurso de visualização também são as tabelas e gráficos.

Ainda há outros recursos como competição própria (em treino anterior já gravado). Com um recurso adicional ainda é possível ter o controle da frequência cardíaca e da cadência do pedal. No próprio site é possível obter informações sobre iniciação ao treinamento de corrida, ciclismo, natação e até triatlo.

A Garmin ainda produz relógio para natação e corrida.

No caso da natação é possível cadastrar o tamanho da piscina e obter informações como distância total nadada, parciais, contagem de braçada, tipo de nado (e etc).

Para corrida as informações são basicamente as mesmas. Nos dois casos, após o treino, as informações são passadas ao Garmin Connetc  e podem ser analisadas para elaboração do treinamento.

São ou não bons recursos?

Até a próxima e bons treinos.

Prof. Guilherme Tucher (tucher@guilhermetucher.com.br)

Sugestão de leitura:

Site Garmin  – https://buy.garmin.com/

Site Nike+ – http://nikeplus.nike.com/plus/

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*