Qual é o objetivo da sua aula de natação?

Pedi no meu grupo do Telegram que me dessem algumas sugestões de textos e vídeos que eu pudesse fazer para atender as necessidades daquele grupo de professores e estudantes. Esse texto foi uma das sugestões.

Todo momento de aprendizagem, e aqui me refiro mais especialmente a uma aula de natação, deve ser conduzido para se alcançar alguns objetivos. Ou seja, você quer levar os alunos do ponto A ao ponto B. O ponto A é o momento de conhecimento/aprendizagem no qual o aluno se encontra. O ponto B é o momento parcial de aquisição de conhecimento/aprendizagem que se espera alcançar ao final da aula.

Aqui falaremos mais sobre o ponto B como sendo os objetivos a serem alcançados ao final de uma aula.

 

Sobre essa questão, faço duas reflexões:

1 – Se não está claro para você o ponto de partida do aluno e aquilo que ele deve saber (fazer, compreender e se comportar) ao final da aula, como será possível escolher as atividades de aprendizagem que serão utilizadas durante a aula?

Se não está claro para você, professor, o que são esses pontos A e B de conhecimento, como você vai identificar quais são os melhores métodos/estilos de ensino, atividades propostas e complexidade dessas atividades?

Existe aquele ditado que diz que “se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Será que ele deveria prevalecer nas nossas aulas de natação?

Será que não existe um melhor caminho que deveríamos seguir para ensinarmos os conteúdos de ensino da natação? Eu creio que sim. Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer é determinar quais são os objetivos da sua aula.

Eu sugiro que você pense em objetivos procedimentais, conceituais e atitudinais. Com isso em mente a sua aula será mais fácil de ser conduzida, mais produtiva e levará a melhor aprendizagem.

2 – O ponto B, a referência que utilizei anteriormente sobre aquilo que o aluno deve saber (fazer, compreender e se comportar) ao final da aula não é o final do processo de aprendizagem de uma etapa.

Esse é apenas um momento parcial de aprendizagem. Assim, deve estar claro que são um conjunto de aulas bem conduzidas, planejadas e com objetivos claros que levarão realmente a melhor aprendizagem do aluno.

Portanto, entenda o seguinte: você precisa ter os objetivos da sua aula, como discutido no ponto anterior, mas esse objetivo é um subproduto de um objetivo maior de aprendizagem, geralmente determinado para um nível de aprendizagem.

Por isso, primeiro determine os objetivos de aprendizagem para um nível de aprendizagem. Depois decida o tempo necessário para que o aluno alcance esses objetivos. Dependendo dos objetivos podemos estar falando de meses ou mesmo de anos. Só depois, determine os objetivos parciais e finalmente os objetivos da sua aula.

 

Sem essa linha de raciocínio que acabamos de discutir você pode ser levado a encarar as suas aulas tendo um fim em si mesmo. Nesse caso podem acontecer duas coisas:

  • em cada aula você esgota todas as possibilidades de ensino de um conteúdo – é o caso daquele professor que quer ensinar a virada do nado Crawl em apenas uma aula; ele não considera o que foi ensinado nas aulas anteriores e todo o tempo de ensino que tem pela frente OU
  • as aulas terminam sem o aluno ter chegado a lugar algum – é o caso do professor que não sabe o que quer ensinar e gasta o tempo da aula com educativos sem qualquer propósito; o aluno termina a aula mais ou menos do mesmo jeito que começou.

 

Espero que essa discussão seja um estímulo para que você possa conduzir melhor as suas aulas de natação.

 

Mas e aí, qual é o objetivo da sua aula de natação?

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